sexta-feira, 26 de março de 2010

Folar para o concurso da escola das filhas

Aqui está o folar que depois de tanto esprementar lá saiu este, foi o que saiu melhor nunca tinha feito e como na escola pediram um folar para o concurso de folares , tive que meter mãos  na massa, ficaram caros estes bolos para esprementar qual era melhor ,eu tenho mfp mas ainda não me habituei a ela.


Ingredientes:
1 farinha branca de neve(pão de brioche 500gr)
220 ml de água
100 gr de açucar
1 colher de sobremesa de canela
1 colher de sobremesa de erva doce
3 ovos cozidos
fios de ovos(para decorar)
amêndoas(para decorar)
pasta de açucar(para fazer o coelhinho)


coloque o conteudo da saqueta numa tigela adicione 220 ml de água tépida e amasse á mão,com auxilio de uma colher(cerca de 10 m)ou com batedeira de ganchoos(cerca de 5 m)até obter uma massa lisa. cubra e deixe a massa descansar cerca de 45 m num local quente.depois é fazer o formato do folar.


2ª receita(quer dizer esta é a ª1 que eu fiz)








Esta foi outra receita que esprementei de uma receita que amiga Sónia Sónia me deu mas não esteve o tempo suficiente  a fintar  e por fora até ficaram bonitos mas por dentro não cozeram.


Ingredientes:
Massa

25 g de fermento de padeiro
1,5 di de leite morno
450 gr de farinha
90 gr de açucar
90 gr de manteiga
1 pitada de sal fino
1/2 c.(café) de erva doce em pó
1/2 c. (café) de canela em pó
1 laranja (sumo) e 2 ovos

Cobertura e decoração:
3 ovos cozidos 
1 ovo para pincelar

Preparação:
 massa:

desfaça o fermento no leite morno e junte aos restantes ingredientes. Amasse bem  até  a massa se despegar das mãos .Faça uma bola e deixe levedar  em local quente até atingir o dobro do tamanho.Corte e reserve um terço da massa para cobertura.

Moldar

Com a restante massa faça uma bola. Unte com margarina e polvilhe com farinha um tabuleiro  de forno e transfira a massa.Ao centro da bola coloque os ovos  cozidos ,pressionando-os um pouco para que fiquem bem preços.

Finalizar:
pincele toda  a superficie do folar com parte do ovo  batido .Com a massa que reservou ,molde cinco rolos finos.Remate cada ovo  e cruze os restantes sobre o bolo. Deixe levedar em local quente até atingir quase o dobro do tamanho .Volte a pincelar com o restante ovo  e leve a cozer a 190ªgr ,durante 35 a 40 m .decore com raspas de chocolate e fios de ovos.




6 comentários:

  1. Ficaram LINDOS!!
    E mereces ganhar pela beleza dos folares e dedicação :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, ficas-te em que lugar???no 4º???
    Havia 42 folares , muito bonitos cada um á sua maneira...
    O teu coelho era girissimo!

    ResponderEliminar
  3. Estão todos com um aspecto magnifico.......
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Maria, bem que aspecto lindo os folares!! Espero que tenhas ganho pois merecem!! Um grande beijinho e um excelente fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  5. sónia com a tua pasta de açucar foi o primeiro boneco que fiz nem sabes os que sairam antes o 1ª mais parecia um elefante o 2ª nem sei,hoje quando fui levar o folar á escola uma empregada disse me ai que lindo o porco,outra ai que lindo o cão vá lá que tu viste que era um coelhinho branco

    ResponderEliminar