sábado, 13 de novembro de 2010

Delícia de Castanha para oferecer à Associação de Pais


                                 Fiz este bolinho para oferecer à Associação de Pais, para agariarem dinheiro.



Receita

Massa:
100g de manteiga
225g de açúcar
500g de puré de castanha
6 claras

Cobertura:
0,5dl de água
200g de açúcar
6 gemas

Decoração:
150g de açúcar
3 colheres( de sopa) de água
8 castanhas sem pele
150g de fios de ovos
óleo q.b.


Preparação:

1. Forre uma forma redonda de 22 cm com papel vegetal e unte-o com manteiga. Ligue o forno a 180ºC. Numa tigela, misture a manteiga com 150g de açúcar e bata bem. Junte o puré de castanha e mexa novamente. Bata as claras em castelo e envolva-lhes o açúcar restante, aos poucos batendo sempre. Envolva delicadamente ao preparado anterior e verta na forma. Leve a meio do forno cerca de 40 minutos. Retire e deixe arrefecer.

2. Prepare a cobertura: num tacho, junte a água com açúcar e leve ao lume para ferver por 2 minutos. Com uma concha retire um pouco da calda para uma tigela e junte-lhes as gemas mexendo bem. Junte novamente à calda e leve a lume brando, mexendo sempre até ferver; retire e deixe arrefecer. Desenforme para um prato e cubra o bolo com o creme de ovos.

3. Para a decoração: leve ao lume o açúcar com a água, até atingir caramelo. Passe as castanhas por este caramelo e coloque-as a secar numa suprefície untada com óleo. Decore o bolo com as castanhas caramelizadas e os fios de ovos.




4 comentários:

  1. Como gosto muito de castanhas, acho este bolo maravilhoso...receitinha a guardar pois então...mil beijinhos para ti e pequenas...bom Domingo

    ResponderEliminar
  2. É um belo gesto... Deve ser excelente :)
    beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  3. excelente iniciativa. Ficou bonito o bolo. bjs

    ResponderEliminar
  4. este bolo deve ser uma delicia,pois adoro castanhas.D Maria diga me uma coisa disse que era para oferecer a associação de pais? E para que serve o dinheiro que fazem com essas angariações?

    ResponderEliminar